sábado, 4 de outubro de 2008

Se você tivesse um pote em que pudesse guardar eternamente uma coisa. O que guardaria?

Talvez a idéia de ter uma caixa que guarda alguma coisa eternamente já tenha sido discutida ha muito tempo atrás. Mas como toda boa idéia surge de algo que já existiu. Vou eu, denovo, caminhando pela idéia já discutida e propondo, ou tentando, uma nova perspectiva.
Supondo que você tenha um pote. E nesse pote nada envelhecesse. Um pote ideal, como o meu professor de termodinâmica adora falar. Em que você pudesse guardar qualquer coisa. Não importasse o tamanho. O que você guardaria?

Seria egoísta e guardaria o dinheiro? Toda a riqueza do mundo?
Não vale fazer como na piada em que um homem acha um gênio e tem um desejo. Não vale pedir mais três desejos!!! Ai já seria abusar da minha força de vontade de escrever! Haja paciência!

Eu não sei bem o que guardaria. Para falar a verdade, não sei se tenho coisas para guardar. Será que a minha vida passou por coisas que valeriam a pena ser guardadas? Creio que sim. Algumas coisas passam desapercebidas por nós. As vezes algo que talvez pudesse fazer tanta diferença na vida de alguém. Mas a gente insiste tanto em jogar fora. Se naquele pote pudesse caber toda a felicidade do mundo. Talvez fosse a solução de um mundo novo. Mas saindo do princípio que se a gente fosse guardar a felicidade nesse pote, teriamos que tirá-la do mundo por, pelo menos, algum tempo. O que aconteceria com o mundo se eu guardasse a felicidade dele?
Imagino que você deva estar pensando agora: " Então guardarei a tristeza". Mas o que aconteceria com o equilíbrio do universo?
Eu acredito que Newton, quando disse que a somatória de forças para um objeto em repouso deveria ser zero, foi mais sábio do que ele poderia imaginar. O mundo gira porque existe um equilíbrio. E nesse equilíbrio algo se sobressai e faz com que tudo funcione.
E voltando a história de antes... o mundo se desequilibraria se algo dele fosse tirado. Talvez não. Não sei. Imagino que sim. E o outro lado dessa moeda se encaixaria numa nova pergunta: Seria você culpado de desequilibrar o mundo?

Agora pense assim: o mundo está equililibrado do jeito que está? Pessoas se matam sem razão. Ou com uma razão muito injustificável. O mundo está mais sujo do que jamais imaginariamos no passado. A subsistência tende a ser maior do que a própria existência. E, enfim. dos males o pior... pensando bem: Não há mal pior. Todos os males são males e assim tudo é pior.

Pensando dessa maneira agora. Que coisa você colocaria num pote para fazer o mundo se equilibrar? Existiria algo que pudesse equilibrar o mundo? Que coisa você poderia tirar do mundo sem que ele ficasse pior ainda? Existe algo capaz de fazer isso? E você conseguiria salvar o mundo e ainda sair culpado por ter guardado a essência dele num pote?


Pensando bem, se eu tivesse um pote em que pudesse guardar eternamente uma coisa...







Eu guardaria a humanidade...





Beijinhos
Crisss





Dicas de Filme:

Efeito Borboleta - Eric Bress e J. Mackye Gruber

Vanilla Sky -
Cameron Crowe

Gosto de Cereja -
Abbas Kiarostami


Trilha sonora do texto:

Teardrop - José Gonzalez






Um comentário:

Unknown disse...

Oi Cris é a primeira vez que eu entro no seu blog, gostei mto, vc escreve mto bem...meus parabens!!!
Não consegui ler tudo, mas pretendo um dia...heheheeh
Ahhh preciso te falar uma coisa vc e o Gnu são iguaizinhos, combinam perfeitamente.....torço para vcs voltarem, mas enquanto isso eu cuido dele para vc, pode deixar.
Bjuss
Pri

obs: Não fique brava comigo é apenas minha opinião.